22.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Repatriados 86 venezuelanos da Argentina com plano Volta à Pátria

Caracas, 15 Oct. AVN

Neste domingo, um total de 86 venezuelanos procedentes da Argentina chegaram ao país em um voo da companhia aérea  Conviasa, como parte do programa Volta à Pátria, impulsionado pelo presidente da República, Nicolás Maduro.

“Proveniente da República da Argentina chega voo da companhia aérea Conviasa com 86 compatriotas que retornam à Pátria, graças às gestões do Governo através do Plano Volta à Pátria, para reencontrar-se com seus familiares e amigos”, informou a chanceleria em sua conta na rede social Twitter.

Do total de venezuelanos que voltaram neste domingo, 26 são mulheres, 40 homens e 20 crianças e adolescentes.

O plano Volta à Pátria utiliza vias aéreas e terrestres para o translado dos repatriados provenientes de países como, Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Argentina, República Dominicana, Chile e Panamá.

Do Brasil regressaram 6.413; Peru ,564; Equador, 565; Colômbia, 305; Argentina, 172; República Dominicana, 95; Chile, 2 e Panamá 1, o que soma até o momento 8.116 venezuelanos que retornaram ao país.

O plano Volta à Pátria tem como objetivo apoiar os venezuelanos que migraram, mas que ao encontrar uma realidade adversa em outros países, agora desejam retornar à Venezuela, com a premissa de estudar, trabalhar para a paz e a prosperidade socioeconômica da nação.

Diante da campanha de xenofobia e discriminação contra os venezuelanos, em abril deste ano o presidente Nicolás Maduro desenhou um plano de apoio para atender os venezuelanos que têm sido vítimas da manipulação midiática que os fez migrar, perder seu patrimônio e qualidade de vida, com o propósito de oferecer condições para seu regresso ao país.

O plano Volta à Pátria contempla três fases: o registro no programa, a operação logística, o translado à Venezuela e a inserção no sistema de proteção scial do governo bolivariano.

Foto: @CancilleriaVE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS