San José (Prensa Latina) Projetos de recuperação econômica e geração de empregos constitui a prioridade do Poder Executivo da Costa Rica para o discussão da Assembleia Legislativa em sessões extraordinárias.
Reativação econômica e criação de empregos, atenção às populações vulneráveis, propostas para o setor pesqueiro de Puntarenas, além de outras que ampliem a definição de feminicídio e fortalecer o direito penal para evitar a impunidade destacam-se entre as 43 apresentadas pelo Executivo no primeiro pacote para discussão legislativa.
O presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, destacou que esta primeira ligação é uma reflexão dos acordos alcançados no diálogo e debate aprofundado com os diversos setores da sociedade costarriquenha que contribuiu com suas idéias e ações.
Priorizamos as medidas urgentes que devemos executar para enfrentar as consequências condições socioeconômicas da pandemia Covid-19, disse o presidente.
Por seu lado, o ministro da Presidência, Marcelo Prieto, especificou que vão ampliar o convocar iniciativas nos acordos da Mesa de Diálogo Multissetorial que exigem contas ainda em preparação.
‘Como governo, vamos intensificar o diálogo com os deputados para que juntos podemos avançar nos projetos necessários. bem como para atender a ideias e iniciativas das frações legislativas que ajudam a dotar o país de ferramentas necessários à sua recuperação económica ‘, disse Prieto.
Em relação ao polêmico projeto de lei do Emprego Público, o Governo indicou que dará um uma semana antes de convocá-lo para negociar as moções entre as facções e para dialogar e receber comentários de sindicatos do setor público.