A subida do termômetro devido à onda de calor que atinge o país fez com que o uso excessivo de equipamentos de ar condicionado e ventilação pelos usuários ultrapassasse a marca anterior de quatro mil 270 MW (9 de dezembro de 2022), informou a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE). ).
O novo recorde de gasto energético ocorreu às 21h38 (horário local) de domingo, após o anúncio na sexta-feira pela Diretoria Meteorológica de uma onda de calor que afetou todas as regiões da nação guarani, acrescentou a ANDE em seu relato da rede social X. .
A geração das duas hidrelétricas binacionais (Itaipú, junto com o Brasil e Yacyretá com a Argentina), somada à produzida pela nacional Acaray, foi insuficiente para atender a alta demanda daquele dia e causou danos a centenas de residências e instituições, a fonte adicionado. .
As altas temperaturas permaneceram elevadas durante o fim de semana em todas as regiões do país, especialmente em Assunção e na Região Oeste do território norte conhecido como Chaco, destacou a Direção Meteorológica.