25.5 C
Brasília
quarta-feira, 17 abril, 2024

RD Congo: Oposição rejeita acordo político saído do diálogo nacional

Kinshasa, foto: Francisco Miudo
Kinshasa – O partido do opositor histórico na República Democrática do Congo rejeitou nesta terça-feira, o acordo alcançado na véspera em Kinshasa, entre a maioria e uma franja minoritária da oposição, adiando para Abril de 2018, as presidenciais que deveriam ter lugar no ano em curso, noticiou a AFP.
A União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS) de Étienne Tshisekedi “rejeitou este acordo que impõem unilateralmente (à frente do Estado) Joseph Kabila, em violação flagrante à Constituição que determina o fim do seu mandato a 20 de Dezembro”, declarou Jean-Marc Kabund, secretário-geral desse partido.
“Para nós, este acordo é um simples documento de trabalho para confrontar com as resoluções do conclave durante um diálogo verdadeiramente inclusivo”, acrescentou Kabund.
A “Agrupação”, constituida em Junho pela maior parte da oposição à volta do fundador da UDPS, Tshisekedi, recusou-se a participar ao “diálogo nacional”, que foi aberto a 01 de Setembro em Kinshasa, com o objectivo declarado de conduzir o país às eleições.
O acordo concluído segunda-feira, entre os delegados a esse fórum prevê a manutenção no seu posto de Kabila para além de 20 Dezembro e a organização da presidencial em Abril de 2018, segundo os líderes dos dois campos políticos que haviam negociado.
Em 19 e 20 de Setembro, cinquenta pessoas foram mortas durante a violência em Kinshasa, a margem de uma contestação organizada pela Agrupação para mandar um pré-aviso à Kabila, três meses antes do fim do seu mandato.
Após essa onda de violência, a Agrupação apelou os Congoleses a observar quarta-feira, 19 deOutubro, uma jornada denominada “cidades mortas” em todo o território, em gesto de um “cartão amarelo” ao chefe de Estado, no poder desde 2001.
A RDC atravessa uma crise política desde a reeleição contestada de Kabila em 2011, no termo de um escrutínio marcado por fraudes massivas. Esta situação foi agravada pela
incapacidade das autoridades – voluntárias, de acordo com detratores do Chefe de Estado – para organizar a presidencial antes do final do ano.

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/9/42/Congo-Oposicao-rejeita-acordo-politico-saido-dialogo-nacional,074ec251-99e7-46ef-9173-0c279ece8a39.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS