Os candidatos à presidência do Chile nas eleições de 2025.
HispanTV – Neste domingo, os chilenos decidirão quem liderará o país. Embora haja uma ampla gama de candidatos, quatro se destacam como favoritos.
Neste domingo, 15,7 milhões de chilenos vão às urnas para escolher o próximo presidente da República, dentre oito candidatos para o mandato de 2026-2030.
Segundo dados divulgados pelo Serviço Eleitoral (Servel), os eleitores elegerão 155 deputados para a Câmara Baixa, com mandato de quatro anos, e 23 dos 50 senadores que comporão a Câmara Alta pelos próximos oito anos.
A legislação chilena estabelece que o voto nessas eleições é obrigatório e que aqueles que não votarem poderão receber uma multa entre 0,5 e 1,5 unidades tributárias mensais (UTM), informou o Governo em setembro.
Quem são os candidatos à presidência do Chile?
-
Eduardo Artés, professor e ex-candidato à presidência, concorre como independente.
-
Marco Enríquez-Ominami, outro ex-candidato que também concorre como independente de esquerda.
-
Jeannette Jara, ex-ministra do Trabalho no governo Boric, concorre pelo Partido Comunista e é a candidata da aliança de esquerda Unidade pelo Chile para se manter no poder.
-
Johannes Kaiser, deputado de extrema-direita do Partido Nacional Libertário.
-
José Antonio Kast, um político de extrema-direita que perdeu para Boric no segundo turno de 2021 e que está concorrendo pelo Partido Republicano, que ele fundou.
-
Evelyn Matthei, ex-candidata à presidência e ex-ministra do Trabalho no governo do falecido ex-presidente Sebastián Piñera, concorre pelo partido União Democrática Independente e pela coligação Chile Vamos.
-
Harold Mayne-Nicholls, jornalista e executivo esportivo, concorre como candidato independente.
-
Franco Parisi, candidato do Partido Popular (PDG), de orientação populista.



