Bogotá, 17 ago (Prensa Latina) A paraestatal colombiana Ecopetrol admitiu que a produção reduzida de petróleo no primeiro semestre do ano esteve condicionada pela queda nos preços internacionais, que chegaram a se situar abaixo de 30 dólares o barril.
Um relatório sobre a gestão da companhia nos primeiros seis meses de 2016 informa que sua produção atingiu 716 mil barris diários, inferior ao milhão conseguido em boa parte de 2015.
Afirma que perante a situação de crise, a meta tinha sido de reduzir a 715 mil barris na primeira metade do ano.
A Ecopetrol indica que a colombiana foi uma das poucas petroleiras que registrou utilidades em junho, apesar de enfrentar a conjuntura dos preços mundiaisÂábaixos, os efeitos do fenômeno do El Niño, o fechamento da fronteira com a Venezuela (se cortou a entrada de gasolina barata) e problemas no transporte.
Explica que isso foi possível pelo fato da entidade ter aplicado reduções de custos e despesas operacionais. As poupanças até junho foram equivalente a 271 milhões de dólares, de uma meta de pouco mais de 500 milhões para 2016.
A empresa colombiana espera melhorar sua gestão no segundo semestre, a partir da renovação realizada em sua equipe diretiva, as medidas de ajuste e austeridade, a reacomodação na produção rentável e o cuidado tanto do fluxo de caixa, como das ações de apoio à produção.
Precisa que, por sua vez, foi favorável para a rentabilidade da Ecopetrol o fato dela ter assumido no segundo trimestre a operação dos campos Rubiales e Cusiana – terminado o contrato de extração compartilhada com a Pacific canadense. Com isso, a paraestatal se consolidou como o maior operador de petróleo do país, com mais de 500 mil barris diários.
O comunicado agrega ainda que, frente à crise internacional do petróleo, se limitaram os investimentos exploratórios, nos próximos dias será iniciada perfuração do poço Warrior, junto com a Anadarko (Estados Unidos), que se soma ao poço León 2 com a espanhola Repsol.
A Ecopetrol também menciona como outro aspecto positivo a entrada em exploração da refinaria da Cartagena Reficar, que propiciou um aumento nas vendas de produtos refinados.