Havana, (Prensa Latina) 9.287.955 pessoas em Cuba (83,0 por cento) completaram o esquema de vacinação anti-Covid-19 com imunógenos nacionais, informou hoje o Ministério da Saúde Pública (Minsap).
No final do dia 5 deste mês, 10.192.861 indivíduos tinham recebido pelo menos uma dose da vacina Soberana 02, do Instituto Finlay (IFV), ou Abdala, do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) precisou o Minsap em seu site.
Esse número inclui convalescentes com mais de dois meses de doença, que receberam uma única injeção de Soberana Plus, também do IFV.
Com uma segunda dose, foram reportados 9.236.252 habitantes e com três doses, 8.878.236. O país caribenho acumula 28.651.157 doses administradas até essa data, acrescenta a nota.
Por outro lado, 100 por cento da população vacinada tem pelo menos a primeira dose de alguns dos imunizantes anti-Covid-19 criados neste país.
Nesta seção, pacientes convalescentes com menos de dois meses de ter sofrido a doença, que não podem ser imunizados, e pacientes com doenças agudas são excluídos.
Tampouco podem ser protegidos os que são tratados em cirurgias de emergência e outras doenças, os que ficam retidos em outros países e as crianças menores de dois anos.
Cuba hoje ocupa o primeiro lugar na América Latina e o terceiro no mundo em imunização contra a Covid-19, superada a nível global apenas pelos Emirados Árabes Unidos e Cingapura, segundo o site digital Our World in Data.