23.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Promessa adiada: Milei descarta dolarizar economia argentina neste ano

© AFP 2023 / Fabrice Coffrini

Sputnik – presidente da Argentina, Javier Milei, reconheceu que não conseguirá realizar a dolarização da economia neste ano como parte do processo de estabilização planejado pelo seu governo. O assunto “dolarização” esteve entre as principais promessas da campanha eleitoral do atual presidente.

“Não há tempo”, admitiu, Milei, em entrevista ao Cenital.

presidente está em Israel, um dos destinos da viagem oficial feita nesta semana. Segundo Milei, estabilizar o sistema financeiro “pode levar no mínimo um ano”. “No entanto, isso não significa que os indivíduos utilizem o dólar como moeda“, acrescentou.
Desta vez, Milei disse que há outras alternativas à dolarização da economia. “Por exemplo, um petroleiro provavelmente usará WTI; alguém no gás usará BTU; no campo, Chicago Soybeans”, exemplificou, citando transações comerciais.
Para a atual administração, a dolarização é vista como “a etapa final de todo um processo que começa com o saneamento do Banco Central da República Argentina [BCRA] e depois avança para reforma do sistema financeiro“, antes de liquidar a autoridade monetária.
Javier Milei, presidente da Argentina, deixa o Museu do Holocausto após participar de evento que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em Buenos Aires. Argentina, 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024

Panorama internacional

Mais de 50% dos argentinos desaprovam governo Milei e o rumo do país, diz pesquisa

“Se mantivermos o atual ritmo de saneamento do Banco Central, conseguiremos ajustes até o final de junho”, estimou o líder da coligação La Libertad Avanza.

Os planos de estabilização do governo centram-se no Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que visa desregulamentar a economia e na Lei Ómnibusdebatida atualmente no Congresso, que confere poderes legislativos ao presidente e propõe a privatização de empresas públicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS