O Departamento de Defesa dos EUA não conhece a origem do novo coronavírus, afirmou o chefe do Estado-Maior Conjunto, almirante Mile Milley.
“A resposta é que não sabemos”, afirmou Milley ao falar sobre a possibilidade de o vírus ter sido criado em um laboratório, em um mercado na cidade chinesa de Wuhan ou em outro lugar.
Milley também afirmou que a evidência existente sugere que o vírus surgiu de forma espontânea em vez de ter sido criado pelo homem e que provavelmente não foi liberado intencionalmente.
“Não temos evidências conclusivas sobre nada disso, porém tudo mostra que provavelmente não tenha sido intencional”, adicionou.
Milley solicitou ao governo chinês que coopere e permita que investigadores dos EUA possam ir a Wuhan a fim de averiguar as razões da pandemia de COVID-19.
Anteriormente, o presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu investigar a origem do novo coronavírus e divulgar publicamente os resultados.
Trump também criticou em diversas ocasiões a China por esta supostamente ocultar o surto da COVID-19 e falhar na administração da crise em sua etapa inicial.
Segundo Trump, os dados de inteligência sugerem que o novo coronavírus tenha surgido em um laboratório na cidade de Wuhan.
Sputnik