19.5 C
Brasília
sábado, 18 janeiro, 2025

Presidente da Guiné Equatorial recebeu o chanceler da Venezuela 

Malabo, 3 dez (Prensa Latina) O presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, recebeu nesta terça (3) na capital o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, que chegou a Malabo em visita de trabalho.

Em nome do Presidente Nicolás Maduro, tivemos o prazer de manter um encontro cordial com o dignitário africano, informou o diplomata venezuelano na rede social Telegram.

No encontro discutiram-se as “oportunidades de intercâmbio e cooperação solidária entre os nossos povos, com o objetivo de fortalecer os laços de fraternidade que nos unem”, afirmou o proprietário.

Gil, que viajou acompanhado pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para África, Yuri Pimentel, chegou ontem à Guiné Equatorial para participar na Segunda Comissão Mista entre os dois países.

Como parte da sua agenda, manteve um encontro com o vice-presidente da nação africana, Teodoro Nguema Obiang, a quem transmitiu as saudações do Presidente Nicolás Maduro.

Nesta reunião, o diplomata venezuelano reiterou o firme compromisso da República Bolivariana em fortalecer as relações bilaterais com aquele Estado, com o objetivo de promover uma cooperação que beneficie ambos os países.

Ambos os governos fizeram progressos no dia anterior na preparação do que chamaram de uma ambiciosa agenda de trabalho para a Segunda Comissão Mista Binacional.

O roteiro “permitirá dar passos significativos para uma maior cooperação em diversas áreas”, informou o chanceler bolivariano.

Esta agenda inclui cultura, turismo, igualdade de género, direitos humanos, transportes, petróleo, educação universitária e diplomacia, entre outros.

O ministro sul-americano expressou que este evento representa “uma oportunidade inestimável para fortalecer o desenvolvimento e a amizade entre nossos povos, vislumbrando grandes resultados no caminho para um futuro compartilhado”.

Durante a sua estadia em Malabo, Gil encontrou-se também com o seu homólogo Simeón Oyono Esono Angue, com quem analisou o estado das relações.

Exploraram também “possíveis acordos de cooperação mutuamente benéficos que esperamos finalizar na próxima Segunda Comissão Conjunta”, indicou o ministro venezuelano.

Caracas e Malabo estabeleceram relações diplomáticas em 7 de maio de 1981 e em 2006 foi estabelecida a embaixada venezuelana neste país.

O Itamaraty reconheceu em abril do ano passado que as relações entre a Venezuela e a Guiné Equatorial têm um caráter estratégico no contexto do fortalecimento da cooperação Sul-Sul, através da qual assinaram acordos e intercâmbios em diferentes áreas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS