México, (Prensa Latina) A quinta rodada de negociações para a modernização do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Tlcan) conclui nesta terça-feira (21), com poucos avanços e muitas incógnitas sobre o futuro do convênio que integram México, Estados Unidos e Canadá.
Kalach está a cargo do chamado Quarto de Junto, que reúne empresários para assessorar e acompanhar os delegados oficiais mexicanos,
‘A equipe mexicana está fazendo propostas e contrapropostas na mesa, mas os Estados Unidos não necessariamente estão respondendo. Há alguns capítulos que aparentemente poder-se-iam ter avanços ou quase fechar, mas não se viu essa vontade de progredir da equipe estadounidense’, assegurou.
Nas vésperas de que conclua a quinta rodada, Kalach expressou que poder-se-ão fechar três capítulos, referentes as telecomunicações, melhoria regulatória, bem como medidas sanitárias e fitossanitárias.
No entanto dimensionou que em temas como o automotriz e déficit comercial ‘não há contrapropostas’ deste país porque a indústria automotriz mexicana considera inaceitáveis as pretensões dos Estados Unidos.
‘Até hoje não há possibilidade de mudar ou mover as regras de origem no setor automotriz’, indicou e também não se pode aceitar a proposta dos Estados Unidos de que o intercâmbio comercial de produtos agropecuários tenha um calendário de sazonalidade desse país. ‘Singelamente não se pode’, reafirmou.