San Juan, (Prensa Latina) O ministro de Estado de Porto Rico, Luis Rivera Marín, viajará hoje à República Dominicana para sustentar reuniões com o objetivo de estreitar os laços comerciais e culturais entre os dois países caribenhos.
‘Iremos à República Dominicana como parte de nossa agenda de revisar os memorandos de entendimento firmados durante a administração passada (de Alejandro García Padilla) para ajustar a visão e prioridades do governador Ricardo Rosselló Nevares’, anunciou.
Ademais, propõe-se reativar os trabalhos da Comissão Comercial Mista República Dominicana-Porto Rico, presidida junto ao chanceler quisqueyano Miguel Vargas.
O organismo binacional foi criado sob a administração de Luis Fortuño (2009-2012), e seus diretores executivos são o dominicano Virgilio Álvarez Bonilla e o porto-riquenho Eduardo Arosemena Muñoz.
A agenda do servidor público porto-riquenho inclui reuniões com o presidente dominicano Danilo Medina e o encarregado da Embaixada dos Estados Unidos, Robert Copley.
Rivera Marín propõe-se informar ao governo dominicano os resultados dos plebiscitos de novembro de 2012 e junho de 2017, nos quais o povo porto-riquenho escolheu seu direito à livre determinação e igualdade para Porto Rico, em referência à plena anexação aos Estados Unidos.
O Escritório Comercial de Porto Rico na nação vizinha, que está ligada ao Departamento de Desenvolvimento e Econômico e Comércio, estará novamente sob a direção do ex-juiz Juan R. Melecio, que esteve à frente durante o quatriênio de Fortuño.
‘A união entre os dominicanos e os porto-riquenho é muito forte e temos que retomar e reativar esta relação entre nossos governos, e mais ainda quando estão plasmadas no Plano para Porto Rico, diversas iniciativas dirigidas à comunidade dominicana na ilha’, disse Rivera Marín.