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Postado em 20/03/2020 11:22

Popularidade de Bolsonaro desaba

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Nas redes sociais, apoio também caiu

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A popularidade do presidente Jair Bolsonaro caiu, informa pesquisa produzida pela XP em parceria com o Ipespe.
De acordo com a CNN Brasil, que divulgou os resultados, o percentual de eleitores que classifica a administração como boa ou ótima caiu de 34% para 30%. Os que dizem que a administração é ruim ou péssima ficaram no mesmo patamar: 36%.
É a pior avaliação positiva do governo desde o início da administração de Bolsonaro.
A variação da popularidade da gestão ultrapassou a margem de erro da pesquisa, que é de 3,2%.
A pesquisa ouviu por telefone 1000 pessoas em todo o território nacional entre os dias 16 e 18 de março.
A pesquisa também perguntou aos eleitores se a economia do país está no caminho correto: 48% afirmaram que não; 38%, que sim.
Leia aqui a íntegra da pesquisa.
Redes sociais
No ambiente digital, a pandemia teve efeitos catastróficos para o presidente.
Estudo do Torabit, com base em 4,1 milhões menções ao nome do político, aponta que Bolsonaro perdeu apoio nas redes sociais depois da chegada ao Brasil coronavírus, informa o Valor Econômico.
Analistas da plataforma de monitoramento digital observaram, por 40 dias, publicações no Twitter, Facebook, Youtube, Instagram, blogs e sites que citavam Bolsonaro.
Foram 20 dias antes do primeiro caso confirmado de infecção por covid-19 no país, de 6 a 26 de fevereiro, e outros 20 dias depois desse marco, de 27 de fevereiro a 17 de março.
Do primeiro para o segundo momento, houve uma queda nas menções positivas ao presidente de 27% para 21% do total. Citações com teor negativo subiram de 30% para 41% do total. Ao mesmo tempo, menos gente ficou neutra – passou de 43% para 38%.
As palavras que acompanham o nome do presidente nas menções mudaram. Antes, Bolsonaro aparecia na internet associado a “imprensa”, “Congresso” e “PT”. Agora, vem acompanhado de “impeachment”, “panelaço” e “coronavírus”.
Como o recorte da pesquisa é o antes e o depois do primeiro caso da doença, é possível relacionar a perda de apoio de Bolsonaro nas redes à avaliação que a população fez das atitudes do presidente.
Em outra análise, centrada nos temas mais populares no Twitter, os trending topics (TTs), o levantamento mostra que as palavras de apoio a Bolsonaro deram lugar a críticas ao presidente. Antes, 76% do que entrava nos TTs era a favor de Bolsonaro e 24%, contra. Agora, 47% a favor e 53% contra.

Conversa Afiada

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