Brasília, 28 de novembro de 2021 às 05:47
Selecione o Idioma:

Sem Titulo

Postado em 09/08/2016 8:02

PIPOCAS OLÍMPICAS – A Negona de Ouro

.

FACUNDO ARRIZABALAGA (EFE)
Zedejesusbarreto
Superação, raça, determinação, exemplo ! Um país a seus pés, Negona !
O nome dela é Rafaela Silva, judoca desde criança. O judô como opção de luta contra as necessidades básica, o preconceito, a desconfiança, as demandas da realidade. Menina retada, de força, coragem. A determinação no olhar. Garra, foco, querer.
Chorei com seu triunfo. Campeã. Mulher, negra, da periferia. Nossa primeira medalha de ouro olímpica. Em casa. Vale muitas!
*
Sonho com um Brasil gigante, desde que me entendo. E não tenho dúvida que só o teremos com escolas, educação de qualidade e para todos, em todos os cantos. Escola com ensino decente, leitura e esporte, internet e capoeira, música, dança, teatro, bola, ofício, oportunidades… Quando?
*
O exemplo de Rafaela é tudo: um centro de treinamento numa comunidade pobre do Rio que a acolheu, apostou no seu talento, na sua força de vontade e lhe deu a oportunidade. Eis a resposta: contra tudo, até o abominável racismo. Tenho orgulho dessa mulher, de vera. Símbolo.
Parabéns Rafaela, valeu Negona, quedamos a seus pés, agradecidos.
**
Contrapontos :
– Neymar, astro de futebol do Barcelona que ‘esnoba’ quando veste a camisa da Seleção Brasileira, ganha 37,5 milhões de dólares/ano. Está entre os quatro atletas olímpicos (todos os esportes) mais bem pagos do mundo. Ganha mais que Usain Bolt – 32,5 milhões.
– O Manchester City da Inglaterra acaba de fechar a compra do avante Gabriel Jesus (ex Palmeiras e titular na Seleção Brasileira Olímpica) por 32 milhões de euros.  Pelo que o garoto vem jogando, é gato por lebre.
– A torcida do Mané Garrincha, em Brasília, no final do medíocre empate da seleção de Micalle contra o Iraque ( 0 x 0), quase 200 minutos sem conseguir fazer um só gol em dois jogos, berrava em coro: ‘Olê, Olê, Olá ! Marta, Marta!’.  Ela no lugar de Neymar.
– Nesta quarta, na Fonte dos gols, tem Suécia x Japão e … Brasil x Dinamarca.  Todos os ingressos vendidos.  Se não vencer a Dinamarca, a seleção brasileira pode cair fora da competição ainda na fase de classificação. É bom saber que a Dinamarca é uma equipe tecnicamente bem superior a Iraque e África do Sul.  Sai gols? Onde chegamos !
**
O juiz federal João Augusto Carneiro Araújo concedeu nesta segunda uma liminar proíbindo o Comitê Organizador dos Jogos do Rio-2016 de reprimir manifestações políticas pacíficas no ambiente da Olimpíada.   Cabe recurso.

**
Zedejesusbarreto/  8ago2016

Comentários: