A Marinha colombiana realizou uma operação em coordenação com as polícias da França, do México e de El Salvador.
RT – O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou na sexta-feira que as autoridades realizaram “a maior apreensão de cocaína em um único dia na história do tráfico ilegal”, após confiscar quase 17 toneladas de drogas em operações marítimas internacionais coordenadas pela Marinha colombiana.
“Anuncio ao país que, com a inteligência da Marinha colombiana, em coordenação com as polícias da França, do México e de El Salvador, conseguimos apreender quase 17 toneladas de cocaína perto da Polinésia Francesa, no México e em El Salvador”, disse o presidente em mensagem publicada na rede social X.
As drogas foram confiscadas em três operações realizadas nos dias 1, 3 e 15 de fevereiro, em três ações de interdição marítima, nas quais foram detectados um barco de pesca, um navio-tanque e uma embarcação de uso misto.
As capturas ocorreram a noroeste da Ilha Clarion (México), a segunda a sudeste da Polinésia Francesa (França) e a última a sudoeste de Bocana El Cordonicillo (El Salvador), de acordo com o relatório divulgado pela Petro.
No primeiro evento, foram apreendidos 6.016 quilos de cloridrato de cocaína, com 6 prisões de cidadãos mexicanos; no segundo, foram apreendidos 4.240 quilos da mesma droga e não houve prisões; enquanto no terceiro, foram apreendidos 6.600 kg e 10 pessoas foram detidas (4 colombianos, 3 nicaraguenses e 2 panamenhos).
Petro destacou que os resultados foram possíveis graças ao trabalho da inteligência naval e à cooperação internacional contra o narcotráfico, num contexto em que a Colômbia continua a trabalhar na erradicação das plantações de coca no país.



