Brasília, 18 de agosto de 2022 às 17:02
Selecione o Idioma:

Peru

Postado em 06/11/2020 8:51

Peru declara alerta epidemiológico nacional após registros de casos de difteria

.

AMÉRICAS

Sputnik _ O Ministério da Saúde do Peru declarou alerta epidemiológico nacional depois de registrar uma segunda morte recente por difteria no país.

Luis Suárez, vice-ministro da Saúde Pública do Peru, afirmou:

“O hospital Cayetano Hereda notificou ontem [3 de novembro] o caso de uma senhora de 69 anos que faleceu com problema respiratório, no qual o laboratório deu um resultado preliminar compatível com Corynebacterium dipheteriae, agente etiológico da difteria”.

Neste contexto, Suárez especificou que a paciente “tinha um quadro crônico de outra doença”, acrescentado que “pelo que parece, se trata de uma infecção agregada a descoberta da difteria”.

A mulher foi transferida para o hospital em Lima, Peru, em 29 de outubro e recebeu terapia antibiótica e suporte de oxigênio. No dia seguinte, a paciente faleceu.

O vice-ministro disse que “o Centro de Epidemiologia está a cargo da fase de pesquisa e declarou ontem [3 de novembro] o alerta epidemiológico nacional para que todos os serviços de saúde estejam atentos a qualquer caso suspeito de difteria que possa surgir”.

Esta é a segunda morte por difteria que se registra recentemente no país, depois de que na semana passada uma menina faleceu com o diagnóstico da doença. O Ministério da Saúde peruano informou que foi o primeiro caso de difteria que detectaram no país em 20 anos.

As autoridades salientaram que se confirmaram outros três casos entre os familiares da menor falecida e anunciaram uma campanha de vacinação gratuita e massiva de 80 mil pessoas na região onde morava a menina, na capital peruana.

Comentários: