“Os Estados Unidos serão o primeiro país a passar da barbárie à decadência sem conhecer a civilização” – Profecia atribuída a Georges Clemenceau
A soberania brasileira corre um risco inédito na nossa história como nação. Estamos vivendo uma eleição mais perigosa de todos os tempos por causa da conjunção de dois fatores: a candidatura competitiva de Flávio Bolsonaro e a nova fase da política internacional dos Estados Unidos.
O primeiro fator é conhecido, não preciso me levar ao respeito. Digo apenas que, entre muitas outras deficiências e antecedentes problemáticos (ele não tem currículo, mas sim folha corrida), Flávio Bolsonaro faz questão de explicitar a sua subordinação a Donald Trump, observando nesse ponto o exemplo do pai.
Só que agora há um agravante: o império estado-unidense se mostra muito mais agressivo do que na época em que Jair Bolsonaro foi presidente. O Trump 2 é uma piorada e mais violenta de Trump 1. Como os Bolsonaros são imitadores vulgares e reforçados de Trump, não será de surpreender que um eventual Bolsonaro 2 venha a ser pior do que o Bolsonaro 1. Se cometermos o erro gigante de eleger esse estrupício, o país retrocederá décadas e a soberania brasileira será esmagada.
Um aviso prévio. Este artigo está sendo finalizado alguns dias antes do primeiro turno das eleições. No caso de vitória de Lula já no primeiro turno, o Basílio estará, sem dúvida, mais preparado para enfrentar ameaças estrangeiras. Mesmo com a eleição de Lula, entretanto, no primeiro ou segundo turno, os graves problemas do entorno internacional e o desafio de lidar com uma superpotência agressiva, descritos no artigo, permanecerão conosco por muito tempo.
A lei da selva
Não estou exagerando, nem fazendo drama. É bem verdade que o imperialismo do Ocidente sempre foi brutal, sempre esteve disposto a se valer de todos os meios para submeter e até destruir outras nações e civilizações.
A diferença é que o Ocidente está agora em declínio. E não aceita esse declínio de forma nenhuma. Fará o diabo para tentar conter ou reverter sua perda de relevância no mundo. Apesar de decadentes, os EUA e o resto do Ocidente ainda têm muita força econômica, política e militar – e podem fazer grandes estragos, como estamos vendendo.
Nada mais perigoso do que uma superpotência em declínio. Na segunda metade do século 20 e, mais ainda, no “momento unipolar” após o colapso da União Soviética em 1991, os Estados Unidos prevaleceram com naturalidade. Convencidos da sua superioridade, implementaram regras e tratados, criaram instituições multilaterais e propugnaram o livre-comércio urbi et orbi. Espalhavam o mundo fora a ideologia dos mercados eficientes e da abertura das economias como receita para o sucesso de qualquer país.
Nas décadas iniciais do século 21, com o surgimento de um mundo multipolar marcado principalmente pela ascensão da China e outros países do Leste da Ásia, os estados-unidenses e europeus viraram casaca. Abandonaram o neoliberalismo e a defesa do livre-comércio; passaram a praticar, sem rodeios, as políticas de proteção e intervenção estatal que antes condenavam.
A mudança das políticas econômicas mostrou-se, porém, insuficiente para impedir o enfraquecimento dos Estados Unidos e da Europa. Atrapalhou, mas não detectou o avanço da China, vista como a principal ameaça. Resultado: o Ocidente, sobretudo os EUA, resolveram dobrar a aposta. Entraram em modo desespero e passaram a romper regras, acordos e tratados, além de minar algumas das instituições criadas por eles após a Segunda Guerra Mundial, notadamente a ONU e a OMC. Virou um valor-tudo em termos institucionais.
Quando isso também não funcionou para preservar a hegemonia mundial, os EUA colocaram em campo o seu poder militar. Com Trump 2, tornou-se rotina recorrendo, ou ameaçando recorrer, à força militar para extrair concessões e abalar países considerados pouco cooperativos ou hostis. Estabeleceu-se a lei da selva.
Os EUA estão dando razão à profecia mordaz, atribuída a George Clemenceau, primeiro-ministro da França durante a Primeira Guerra Mundial, que usou como epígrafe deste artigo.
A vulnerabilidade do Hemisfério Ocidental
Outro elemento essencial do contexto internacional – o foco renovador dos EUA no Hemisfério Ocidental, que é considerado abertamente como parte de sua área de influência. Dois documentos oficiais do governo Trump deixaram esse ponto claro e cristalino – a “Estratégia de Segurança Nacional”, divulgada em novembro de 2025, e a “Estratégia de Defesa Nacional”, de janeiro de 2026, deram amplo destaque à retomada do controle sobre o Hemisfério Ocidental, da Groenlândia à Patagônia.
O primeiro documento afirma que os EUA “irão restaurar a proeminência americana sobre o hemisfério e negar a concorrentes não-hemisféricos a habilidade de forças posicionais (…) ou possuir ou controlar ativos estrategicamente controlados”. O segundo declara que “os interesses americanos estão sob ameaça em todo o Hemisfério Ocidental” e que os EUA, seguindo o “corolário Trump à doutrina Monroe”, buscarão “a restauração do poder e das prerrogativas dos EUA no hemisfério”.
Diversas declarações do presidente Trump e seus ministros, notadamente do ministro das relações exteriores, Marco Rubio, confirmaram enfaticamente essa abordagem. Foram muitos. A sua tônica pode ser resumida em uma frase: o Hemisfério Ocidental é nosso. Os EUA anunciam que usarão de todos os meios, inclusive militares, se preciso, para eliminar resistências nacionais e reduzir ou eliminar a presença econômica e política da China, cuja influência na América Latina e em outras partes do mundo cresceu muito nas décadas recentes.
Como se sabe, não foram apenas documentos e declarações. Já nossas ações imperiais concretas no Hemisfério Ocidental, atingindo por exemplo Groenlândia e Cuba. O episódio mais impressionante foi a intervenção relâmpago na Venezuela, com o sequestro do presidente do país. Sem resistência, a Venezuela foi transformada em protetorado dos EUA, que passou a controlar as riquezas do país, notadamente as suas imensas reservas de petróleo. Trump não esconde, antes da proclamação, que esse controle foi especificamente e o resultado da intervenção na Venezuela. Ressalte-se que esse descaro é novidade: antes, a tradição imperial era encobrir seus objetivos com retórica hipócrita e discursos demagógicos, em especial sobre a sua suposta defesa da democracia e dos direitos humanos.
Uma outra vitória do governo Trump foi a ampliação e consolidação da presença militar dos EUA na Groenlândia. Com base em ameaças de intervenção militar, Trump extraiu da Dinamarca e da Groenlândia, um acordo que reforça e torna mais permanentes os direitos militares dos EUA nesse território.
Sob Trump, tivemos, também, a radicalização do embargo imposto a Cuba, causando grande sofrimento à população do país. É possível que o próximo passo dos EUA, depois das suas eleições parlamentares em novembro, seja alguma agressão militar e até mesmo a invasão de Cuba.
Note-se que essas ações têm um traço comum: a determinação de conter a influência da China e da Rússia. Os países atacados ou ameaçados eram ou próximos à China e à Rússia (Venezuela e Cuba) ou eram vistos como inválidos de dissuadir a influência e ação dessas duas potências rivais no seu território (caso da Dinamarca e da Groenlândia).
Uma Milei brasileira?
A influência dos EUA no Hemisfério aumentou enormemente. Não só com as ações mencionadas acima, mas também porque as eleições em muitos países da região (com atuação estadual-unidense nos bastidores) levaram a governos alinhados a Washington e também, sintomaticamente, a Telavive. O modelo Javier Milei fez escola. Esse modelo inclui subordinação explícita aos Estados Unidos e apoio incondicional ao regime criminoso de Israel.
Hoje, temos apenas três grandes países que mantêm uma linha independente – o Canadá de Mark Carney, o Brasil de Lula e o México de Claudia Sheinbaum. Além desses, temos apenas Cuba, Nicarágua – tradições anti-imperialistas – e, em menor medida, Suriname.
O que querem os EUA na eleição brasileira? Na medida do possível, ajudar a eleger um vassalo, um Milei brasileiro, e submeter nosso país à sua área de influência sem disparar um tiro sequer.
O Brasil vai permitir isso? É nas horas difíceis que os povos demonstram o seu valor. Os nossos descendentes farão a pergunta: o que você fez em 2026 para defender a soberania nacional?
* Versão ampliada de artigo publicado na revista Carta Capital.
* Paulo Nogueira Batista Jr. é economista e escritor. Foi vice-presidente e fundador do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais 10 países em Washington, de 2007 a 2015. Publicou, em 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém e, em 2024, Estilhaços, pela Editora Contracorrente,
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.