Brasília, (Prensa Latina) O Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil ratificou nesta quarta-feira (21) seu defesa irrestrita à soberania de Cuba e à não ingerência do governo dos Estados Unidos em assuntos internos desse país caribenho.
A postura do PT foi exposta numa nota de repudio à decisão do presidente Donald Trump, dada conhecer durante uma visita ao estado da Flórida, de cancelar unilateralmente o acordo de aproximação com Cuba assinado pelo seu antecessor, Barack Obama.
O anúncio foi feito com o propósito de agradar aos setores da direita da comunidade cubana que vive ali e com o uso de uma retórica difamatória e de guerra fria’, sublinhou o comunicado da organização política, subscrito pela sua presidenta Gleisi Hoffmann e pela secretária de Relações Internacionais Mónica Valente.
A ‘guerra fria’ -adverte o documento- já não deve ser usada como princípio para as relações internacionais; devemos deixar o passado e lutar para construir uma América Latina e o Caribe livres de conflitos.
O caminho para transformar nossa região na Zona de Paz proclamada pela Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) em janeiro de 2014 passa pela normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba, bem como pela autodeterminação dos povos latino-americanos e caribenhos, conclui a nota.