19.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Partido da oposição confirma participação nas eleições na Venezuela

Caracas, 17 de junho (Prensa Latina) O presidente do conselho de administração ad hoc da Ação Democrática, Bernabé Gutiérrez, confirmou a participação desse partido político da oposição nas próximas eleições parlamentares na Venezuela, informou a imprensa local hoje.
Gutiérrez afirmou que a decisão tomada no início de 2020 pela liderança da organização política de participar das próximas eleições legislativas, programadas para o final deste ano, não pode ser ignorada.

A Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) da Venezuela decretou nesta semana a suspensão da liderança nacional anterior da Ação Democrática e nomeou um conselho de administração ad hoc para realizar o processo de reestruturação da entidade do partido.

Presidido por Bernabé Gutiérrez, o novo conselho de administração pode usar o cartão eleitoral, o logotipo, os símbolos, emblemas, cores e qualquer outro conceito específico do partido.

Gutiérrez propôs recentemente um referendo sobre a Ação Democrática para decidir se quer participar nas próximas eleições, depois que o Supremo Tribunal de Justiça nomeou a nova diretiva do Conselho Nacional Eleitoral.

Esta proposta de revisão dentro do partido seguiu as declarações do líder partidário Henry Ramos Allup, sobre a recusa em participar de um processo eleitoral sob a nova reitoria da CNE.

A renovação da entidade eleitoral fez parte dos acordos parciais emanados da Tabela de Diálogo Nacional instalada em setembro de 2019 entre o governo venezuelano e vários partidos da oposição, e abriu as portas para a realização das eleições legislativas programadas para o final de 2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS