Brasília, 19 de outubro de 2021 às 15:17
Selecione o Idioma:

Venezuela

Postado em 15/09/2021 8:37

‘Parte da guerra multiforme’: Venezuela denuncia ‘ataque terrorista’ contra seu sistema elétrico

.

AMÉRICAS

Sputnik – Ministro da Energia Elétrica da Venezuela Néstor Reverol informou na noite de domingo (12) uma perda de carga elétrica em vários estados do país rotulando o incidente como um novo “ataque” contra o Sistema Elétrico Nacional.

“Queremos informar sobre um novo ataque ao Sistema Elétrico Nacional dentro deste plano de sabotagem permanente e que faz parte da guerra multiforme que temos constantemente recebido”, afirmou ministro em declarações telefônicas ao canal estatal Venezolana de Televisión.

O ministro explicou que o “ataque terrorista” afetou a subestação Aragua em Santa Cruz, município de José Ángel Lamas, e ocasionou “perda de carga em vários estados do país, porque é um sistema interconectado”.

Anteriormente o vice-ministro da Defesa da Venezuela, almirante Alexander Velásquez Bastidas, disse que os EUA atacam a rede de energia elétrica do país para intimidar a nação e viabilizar o tráfico de drogas.

Em março de 2019, Venezuela foi atingida por dois apagões massivos. Ambos os casos foram provocados por incidentes na maior usina hidrelétrica do país, tendo sido atribuídos a ataques cibernéticos e “impacto mecânico”.

O ministro da Comunicação e Informação da Venezuela informou que os suspeitos foram detectados. Eles são residentes dos EUA, Espanha e Colômbia e os pedidos para sua captura foram enviados para a Interpol.

Comentários: