Mogadiscio (Prensa Latina) O Parlamento da Somália aprovou nesta quarta (29) com 244 votos a favor, 15 contra e duas abstenções o novo gabinete designado faz em uma semana pelo premiê, Hassán Ali Khaire.
Abdiweli Ibrahim Mudey, deputado da câmara baixa, informou o resultado da consulta, que pôs fim aos critérios de muitos analistas políticos de que os legisladores pudessem ter se pronunciado por restringir as operações da nova equipe de governo.
Mohamed Osman Jawari, presidente da Câmara de Deputados, elogiou os integrantes do Legislativo por respaldar os membros do gabinete.
‘O Parlamento fez seus deveres constitucionais e pedimos-lhe ao Poder Executivo que trabalhe duro, já que o país está em muito má situação’, acrescentou Jawari.
Por sua vez, o premiê somalí, Hassán Ali Khaire, também agradeceu os legisladores a aprovação dos novos responsáveis pelos ministérios e prometeu avançar rapidamente para solucionar os desafios que enfrenta a Somália.
‘Meu governo fará mais pela segurança, contra a seca, a luta contra os militantes do Shabab, a corrupção, o investimento e o crescimento econômico’, afirmou sobre os temas que abordará, além disso, prometeu convocar para amanhã a primeira reunião da equipe e se centrar o foco nos dois aspectos mais urgentes: segurança e seca.