Assunção, (Prensa Latina) O governo paraguaio está aplicando hoje novas restrições sociais em resposta à pandemia da Covid-19, que será controlada pelos militares e permanecerá em vigor até 10 de maio.
As medidas, estabelecidas pelo decreto 5160, incluem a proibição de dirigir entre 20h e 5h (horário local) em 58 cidades consideradas em nível vermelho devido ao alto índice de contágio.
Enquanto isso, aqueles que realizam trabalhos isentos, tais como médicos, enfermeiros e agentes de segurança, portarão documentos que os justifiquem.
As lojas estarão abertas somente até a hora em que a restrição de tráfego começar, enquanto as que vendem medicamentos funcionarão 24 horas por dia e os restaurantes estarão abertos até as 22h00 (horário local).
Junto com as regulamentações gerais estabelecidas até o uso obrigatório de máscaras fora de casa e manter a distância entre as pessoas, diminui a maioria das atividades relacionadas ao lazer e à recreação.
Os eventos sociais serão realizados apenas com um limite de até 50 pessoas em espaços fechados e 100 ao ar livre, mas nas cidades em nível vermelho, serão apenas 25 e 50, respectivamente.
As escolas e faculdades utilizarão a modalidade híbrida (presencial e virtual), embora o ensino superior só seja ministrado à distância.
Soldados, policiais e agentes da Patrulha Rodoviária e da Secretaria Nacional Antidrogas garantirão o cumprimento dos novos protocolos.
O Ministro do Interior Arnaldo Giuzzio e o Ministro da Defesa Bernardino Soto advertiram em uma entrevista coletiva que aplicarão penas mais severas aos infratores diante do que eles chamaram de ‘cenário crítico’ por causa da Covid-19.
O Paraguai, um dos países que reagiu melhor a princípio à pandemia, desde então perdeu o controle da Covid-19 e já registra 17.000 doentes por semana, com 265.000 casos confirmados e 5.802 mortes.