28.5 C
Brasília
quinta-feira, 3 outubro, 2024

Para a preparação dos seus atletas para os Jogos Olímpicos Paris-2024: Argélia reserva 280 mil milhões de cêntimos

EL MOUDJAHID – “Por razões óbvias, a edição Paris 2024 é especial e excepcional para o nosso país. Marca também o 60º aniversário da primeira participação argelina nos Jogos Olímpicos de Verão, foi por ocasião da edição de Tóquio 1964.

Por esta razão, recursos colossais foram dedicados pelas mais altas autoridades do país e pelas diversas instituições desportivas em antecipação ao. estes jogos globais durante os quais os nossos representantes estarão em missão nacional”, anunciou de imediato, ontem em conferência de imprensa, o chefe da delegação argelina aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Kheireddine Barbari deu posteriormente o número oficial de atletas argelinos qualificados para esta 57ª edição e alguns detalhes sobre a participação argelina “O atleta de triplo salto Yasser Triki e a judoca Amina Belkadi serão os porta-estandartes da Argélia por ocasião da cerimônia de abertura. Um total de 46 atletas, em 15 modalidades diferentes, se classificaram para os Jogos Olímpicos de Verão. Entre eles, o levantador de peso Walid Bidani e o remador Sid Ali Boudina, esta é sua terceira experiência em Olimpíadas.

Quanto à cerimónia de abertura, esta será realizada pela primeira vez na história dos jogos fora de recintos desportivos. As diferentes delegações desfilarão no Sena a bordo de barcos. Cada delegação será composta por no máximo 29 pessoas durante esta cerimônia. Isto é por razões organizacionais. Quanto aos diversos equipamentos, estabelecemos contratos com a Dar Azzi para vestuário civil e com a firma Peak para vestuário desportivo.

Os detalhes relativos às nossas tradições, à nossa identidade e à nossa cultura, como o nosso emblema, o Mediterrâneo, o Sahara ou mesmo o zellige argelino, inspiraram os designers dos diferentes trajes”, indicou o secretário-geral do COA, antes de abordar a questão relativa à deslocação da delegação argelina “Não haverá saída oficial da delegação argelina, na medida em que a quase maioria dos nossos atletas se encontra, neste momento, em preparação no estrangeiro. No entanto, uma delegação de membros oficiais viajará a Paris no dia 18 de julho para preparar a chegada dos atletas e encontrar-se com os organizadores para acertar com eles tudo o que diz respeito à estadia da delegação argelina. O primeiro contingente de atletas argelinos viajará para Paris no dia 20 de julho.

Outro grupo, formado por boxeadores, se juntará a eles na Vila Olímpica. Saiba que a comissão organizadora estabeleceu regras para a permanência das diferentes delegações. Os atletas têm a oportunidade de ingressar na Vila Olímpica uma semana antes do início das competições. Eles devem deixar as instalações no dia seguinte ao término dos testes. Além disso, o COA tomou a iniciativa de convidar todos os anteriores medalhistas olímpicos argelinos a Paris para assistir aos Jogos e apoiar os nossos atletas.”

Relativamente aos meios disponibilizados às Federações para a preparação dos atletas e aos objetivos da delegação argelina para esta edição, o orador foi claro e preciso. “O mínimo que podemos dizer é que o Estado não economizou meios. Os resultados catastróficos da participação argelina na edição de Tóquio 2021 causaram consciência geral. Assim, desde o início do novo ciclo olímpico, foi colocada em prática uma estratégia eficaz. pelas autoridades públicas, pelo Ministério da Juventude e dos Desportos, pelo Comité Olímpico e pelas Federações em antecipação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Estado destinou um orçamento substancial de 280 mil milhões de .cêntimos à preparação dos nossos atletas, durante o período a partir de 2021. até 2024. Como tal, agradeço em nome de todas as Federações ao Presidente da República, Abdelmadjid Tebboune, que dá especial atenção ao movimento O financiamento desportivo nacional foi feito de acordo com um programa estabelecido pelas diversas federações e transmitido ao MJS, que respondeu favoravelmente a todos os pedidos e solicitações das diversas autoridades desportivas, insignificantes 6 mil milhões de cêntimos, distribuídos aos atletas de acordo com critérios pré-definidos. No que diz respeito aos objetivos da delegação argelina, prefiro utilizar o termo previsões.

Com efeito, os resultados alcançados por alguns dos nossos atletas de elite, como a jovem do ginásio Kailya Nemour, o atleta Djamel Sedjati ou a pugilista Imane Khelif, fazem-nos legitimamente sonhar com medalhas. Além disso, o potencial de alguns atletas como o judoca Driss Messaoud Redouane ou o lutador Bachir Sid Azara também dá esperança de um pódio. Estamos, portanto, optimistas”, sublinhou Kheireddine Barbari, visivelmente confiante.

Redha Maouche

ÚLTIMAS NOTÍCIAS