Brasília, 26 de outubro de 2021 às 21:55
Selecione o Idioma:

Cultura

Postado em 06/12/2019 12:59

Palestina: Do mito da terra prometida à terra da resistência

.

O livro:

PALESTINA: do mito da terra prometida à terra da resistência é um trabalho no qual o autor faz um retrospecto histórico desde os primeiros habitantes cananeus, as ocupações, guerras e conquistas da Palestina e sua capital Jerusalém (Al Quds), para desmistificar o pertencimento da Palestina Histórica aos atuais ocupantes, os sionistas israelenses.

Questiona a legalidade e legitimidade da partilha promovida pela ONU, em 1947, e a eficácia dos Acordos de Oslo, de 1993, entre israelenses e palestinos. Segundo o autor, foram esses acontecimentos históricos que conduziram à Palestina e o seu povo à encruzilhada em que se encontram hoje, tornando inviável a solução de dois Estados.

Demonstra que o conflito na Palestina não se trata de uma disputa político-religiosa entre judeus e palestinos (cristãos e muçulmanos), mas que é parte de um contexto que se agravou desde a criação do Movimento Sionista Internacional no final do século XIX, a divisão da Palestina secular em dois Estados e a consequente criação do Estado de Israel sem fronteiras definidas, em 1948, enquanto, passados 72 anos, o Estado palestino continua impedido de se viabilizar.

O livro é uma denúncia vigorosa das violações dos direitos palestinos por parte de Israel, de defesa do legítimo direito do povo palestino à resistência assegurado na Carta das Nações Unidas e respaldado pelo Direito Internacional, bem como o direito ao retorno dos refugiados, a compensação e a permanência de todos na terra palestina. Faz um histórico do surgimento do Movimento de Resistência Islâmica (HAMAS), e como se tornou a principal força política e militar da Palestina.

Palestina: do mito da terra prometido à terra da resistência. 1ª Ed. – São Paulo: Anita Garibaldi, IBRASPAL, 2019. 412 p. (ISBN 978-85-7277-202-0)

 

O autor:

Sayd Marcos Tenorio é historiador e especialista em relações internacionais. É ativista internacionalista da causa palestina há mais de 30 anos, com diversos artigos publicados sobre temas relacionados à Palestina. É fundador e atual secretário-geral do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) e diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). E-mail do autor: [email protected]

 

Comentários: