29.5 C
Brasília
quinta-feira, 12 setembro, 2024

Países ocidentais e árabes preparam plano de novo governo palestino com membros do Hamas

© AP Photo / Fatima Shbair

Sputnik – Segundo o Financial Times, diversos países estão elaborando um plano que deverá parecer “como se fosse a visão de paz” do presidente americano Joe Biden.

Países ocidentais e árabes estão discutindo a formação de um novo governo palestino, que pode envolver a ala política do movimento palestino Hamas, informou no sábado (27) o jornal britânico Financial Times (FT).
Segundo as fontes, as autoridades estão discutindo com os líderes palestinos a criação de um novo governo, e entre as ideias que estão sendo consideradas está a formação de uma administração tecnocrática dirigida por um primeiro-ministro.

“A ala política do Hamas será incluída no processo de formação de um novo governo se reconhecer a existência do Estado judeu nas fronteiras anteriores à guerra de 1967, quando Israel ocupou Gaza e a Cisjordânia”, escreve o FT.

Salam Fayyad, ex-primeiro-ministro palestino, bem como Mohammad Mustafa, chefe do Fundo de Investimento Palestino, são considerados possíveis candidatos à chefia do governo.
O Capitólio dos EUA é visto através de uma janela do mais antigo prédio do Senado norte-americano, o Russell Senate Office Building, em Washington D.C., em 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024

Panorama internacional

Conflito israelo-palestino: quase todos os democratas no Senado dos EUA apoiam solução de 2 Estados

No entanto, diplomatas árabes sublinham que a administração será escolhida pelos palestinos. Segundo o jornal, deverão ser realizadas eleições após um período de transição.
Ao mesmo tempo, um dos diplomatas ressaltou que os países árabes terão que fazer o trabalho principal de formalização do plano para, em seguida, ele ser adotado pelos EUA, que têm a maior influência sobre Israel.
“Tem de parecer como se fosse a visão de paz do [presidente dos EUA, Joe] Biden“, apontou.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, tem se oposto repetidamente a uma solução de dois Estados, pois, disse ele, Israel somente garantirá sua segurança se mantiver o controle sobre os territórios palestinos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS