Havana, (Prensa Latina) Declarada entre as sete Cidades Maravilhas do Mundo, Havana justifica esse e outros muitos reconhecimentos recordados hoje quando cumpre 496 anos de fundada.
A paisagem urbana bem conservada, graças às ações do Escritório do Historiador da Cidade Eusebio Leal, o Ministério de Turismo (Mintur) e outras instâncias populares, parece uma Babel em matéria de idiomas, entendimentos e pessoas.
Fundada definitivamente em 1519 (16 de novembro) à sombra de uma frondosa árvore, uma Ceiba, Havana, capital de Cuba, se tornou uma cidade muito cosmopolita, carregada de viajantes de todas as partes do mundo desejosos por conhecê-la em profundidade.
Um ambiente ao melhor estilo da Torre de Babel, respira-se em suas ruas por onde passeiam pessoas vindas de qualquer dos cinco continentes, que compartilham com os capitalinos mediante a cordialidade.
Aqui podem ser observados os benefícios principais do turismo, como unificação e entendimentos comuns de diferentes culturas e povos.
Cuba, e Havana essencialmente representa um povo muito misturado, onde as principais procedências são constituídas pelo espanhol e pelo africano, mas também confluem o chinês, haitiano, alemão, francês, hebreu e de outras muitas partes.
A Vila de San Cristóbal de Havana, seu nome inicial, foi fundada nas orlas do Porto Carenas, depois de 1515, ter um assentamento inicial na costa sul do país.
Sua baía era ponto de reunião da frota espanhola, que em sua viagem chegava à metrópole para levar as riquezas de todo o hemisfério ocidental, custodiadas por barcos de guerras.
Visto seu atrativo particular de cidade invadida em 1555 por piratas e em 1792 pela frota inglesa, suas muralhas e refúgios conservam pedaços, pedras e vestígios de muito valor para os viajantes.
Toda sua riqueza foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ao declará-la Patrimônio da Humanidade em 1982.
É a capital da República, abrange 732 quilômetros quadrados e possui 15 municípios dos quais 9 são totalmente urbanos, deles 4,5 quilômetros quadrados pertencem à parte velha, a mais interessante (com 2,2 quilômetros no eixo recreativo-histórico).
Além disso, Havana foi selecionada em dezembro de 2014 como uma das sete cidades maravilhas do mundo, dentro da iniciativa New7Wonders