19.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Organizações sociais denunciam expulsão de camponeses na Colômbia

Bogotá, 14 de maio (Prensa Latina) A rede de organizações sociais e camponesas do norte de Antioquia, na Colômbia, denunciou a expulsão que hoje várias famílias na área rural do município de Ituango são vítimas por causa das ações de grupos armados.
Dezenas de famílias camponesas do bairro de Santa Lucía se mudaram para a Área Territorial de Treinamento e Reincorporação, Román Ruiz, onde ex-guerrilheiros das antigas FARC-EP estão em processo de reincorporação à vida civil e as suas famílias.

As comunidades foram forçadas a se refugiar no espaço, onde o grupo de pessoas reincorporadas deu solidariedade e abrigo às famílias, compostas por várias crianças e adultos mais velhos, informou a estação de rádio local Radio Macondo.

Como resultado dos combates iminentes entre a força pública e grupos armados, que colocam a população civil em sério risco, eles foram forçados a deixar suas casas, deixando seus pertences, animais e casas abandonados, disse ele.

A Associação de Camponeses de Toledo denunciou explosões desde a semana passada, aparentemente como resultado do disparo de bombas da base militar localizada no município de Ituango, que detonou a menos de 50 metros da Escola ‘Pio X’, onde Eles haviam abrigado várias famílias no meio da expulsão apresentado dois meses atrás.

A organização também denunciou que está sendo realizada a erradicação forçada de culturas ilícitas, o que desconhece os acordos assinados com as comunidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS