19.5 C
Brasília
sábado, 18 janeiro, 2025

Orçamento prioriza investimento social na Venezuela para 2025

Caracas, 3 dez (Prensa Latina) A vice-presidente executiva da Venezuela, Delcy Rodríguez, apresentou nesta terça (03) o orçamento anual do país para 2025, que ratifica seus esforços para priorizar o investimento social com despesas subindo para 77,6%.

Numa sessão extraordinária da Assembleia Nacional (Parlamento), o vice-presidente destacou as preferências do projeto de lei que prioriza, em primeiro lugar, a consolidação do Poder Popular para que oriente “as rodas do destino” de uma agenda em que o povo será o seu eixo central.

A rubrica orçamentária para o próximo ano atingirá o valor total de 22 mil 661 milhões 477 mil 939 dólares e suas principais linhas surgiram dos debates da consulta popular em mais de 100 mil assembleias com as bases e do entrelaçamento com o Plano de Governo das Sete Transformações (7T).

Sublinhou que os 7T marcam um caminho que os levará à defesa da paz, da integridade territorial, do crescimento económico com igualdade, recuperando o modelo social deixado pelo Comandante Hugo Chávez e permitindo o desenvolvimento tecnológico e científico para garantir a independência.

Rodríguez destacou que a proposta incorporou áreas de serviços como eletricidade, água e transporte como linhas estratégicas.

Salientou que, em termos gerais, 77,6 por cento do orçamento irá cobrir o desenvolvimento social, cultura, comunicação, infraestruturas e obras públicas, saúde, habitação e eletricidade, entre outros sectores.

Ele destacou que assim como no ano passado, o ano fiscal de 2025 terá uma conotação especial com a incorporação da Guayana Esequiba, que este ano tem uma novidade para aquele território.

Da mesma forma, observou, haverá um portfólio especial para os Circuitos Comunais onde os projetos que surgirem das necessidades do povo organizado serão incorporados ao plano orçamentário do ano seguinte.

O vice-presidente setorial da Economia deixou claro que o orçamento de 2025 terá como pilar a arrecadação de impostos, a recuperação da produção petrolífera e “olhar o país como exportador de gás”, o que se projeta entre 2026-2027.

O maior esforço será, disse Rodríguez, na arrecadação de impostos, que cresceu 120 por cento entre Janeiro e Novembro do corrente ano, face ao mesmo período anterior, e constitui uma responsabilidade de todos os cidadãos.

Outras áreas prioritárias da economia serão a agricultura, o crescimento da mineração, da construção e da indústria transformadora, que expressam a diversificação da economia real, observou.

O Ministro dos Petróleos disse que o orçamento para 2025 reflete a condição de resistência da economia venezuelana em condições de adversidade, asfixia e agressão económica aos trabalhadores, aos processos produtivos e à negação de acesso aos mercados internacionais.

Os números demonstram, sublinhou, a capacidade de resistência das mulheres e dos homens venezuelanos, que este é um povo indestrutível e com “a Venezuela não conseguiram e não poderão”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS