Santiago do Chile, 6 abr (Prensa Latina) Representantes de candidatos da oposição e de partidos políticos no Chile concordaram em buscar formas de enfrentar unidos as eleições presidenciais de novembro, foi noticiado hoje.
Crônica Digital informa terça-feira que a reunião, coordenada e liderada pelo presidente do Partido Radical (PR) e candidato presidencial, Carlos Maldonado, definiu a continuidade do trabalho programático através de reuniões regulares, e a formação de uma equipe executiva.
Isto será coordenado pela deputada Marcela Hernando (PR) e incluirá representantes de candidaturas ou coletividades.
O objetivo do grupo será o de processar o conteúdo e preparar as reuniões gerais que serão realizadas periodicamente, a próxima das quais será em 12 de abril.
No final da reunião, Maldonado agradeceu a plena participação e a vontade unânime de abordar este debate ‘com sinceridade e compromisso’, dada a necessidade de evitar um novo governo de direita, ‘que frustraria as expectativas urgentes de mudança expressas pelos cidadãos’.
O político foi chamado a ‘envidar todos os esforços para tornar possível a unidade, idealmente expressa em uma ampla candidatura primária e única, ou em qualquer cenário em que se realize a eleição presidencial’.
A este respeito, ele enfatizou que ‘para fazer as mudanças que o Chile precisa de uma parte do centro-esquerda não é suficiente, todos nós somos igualmente necessários’.