19.5 C
Brasília
domingo, 14 julho, 2024

ONU revela: 76% das escolas em Gaza foram danificadas

Palestinos inspecionam uma escola da ONU destruída após um ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Al-Nusairat, Gaza, 6 de junho de 2024.

HispanTV – A ONU informou que 76% das escolas em Gaza estão em ruínas, exigindo uma reconstrução urgente para serem novamente utilizadas.

A Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados Palestinianos (UNRWA) alertou na sexta-feira sobre a situação devastadora nas escolas de Gaza, destacando que 76% delas necessitam de reconstrução para serem novamente utilizadas devido aos danos que sofreram com os ataques de Israel.

A agência enfatizou que a educação representa um dos direitos humanos fundamentais e instou a comunidade internacional a declarar um cessar-fogo imediato neste enclave palestiniano sitiado.

Desde o início da guerra indiscriminada, em 7 de Outubro, os bombardeamentos israelitas deixaram um rasto esmagador de destruição em Gaza. 60% dos edifícios residenciais e 80% das estruturas comerciais foram gravemente danificados. Além disso, 33 hospitais, 55 centros de saúde e 160 instituições de saúde foram devastados pelos ataques israelitas.

Entretanto, a UNRWA, juntamente com as suas instalações e pessoal na Cisjordânia ocupada e em Gaza, tem sido alvo de repetidos ataques e perseguições . Estes incidentes agravaram-se depois de Israel ter acusado, sem fornecer provas, vários funcionários da agência de estarem envolvidos na ofensiva sem precedentes lançada pelo HAMAS contra Israel em 7 de Outubro.

Esta situação crítica realça o imenso sofrimento dos palestinianos em Gaza, que enfrentam condições cada vez mais desesperadoras à medida que procuram sobreviver sob o cerco e os constantes ataques militares do regime sionista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS