© REUTERS/ Denis Balibouse
O enviado especial da ONU para Síria, Staffan de Mistura, falou nesta terça-feira (3) sobre a possibilidade de se convocar reuniões do Conselho de Segurança da ONU e do Grupo Internacional de Apoio à Síria antes do início da próxima rodada de negociações pela paz síria, em Genebra.
“Nossos próximos passos serão os preparativos da reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria e, talvez, a reunião do Conselho de Segurança da ONU, bem como os preparativos para a próxima rodada de negociações, que deverão se tornar o “início do fim” da crise na Síria, porque as palavras chave estão aqui – transição política” – disse Mistura ao fim de uma reunião com o chefe das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov.
O enviado da ONU comentou ainda a recente decisão conjunta da Rússia e dos EUA de criar em Genebra um novo centro de monitoramente para supervisionar a implementação do regime de cessar-fogo na Síria. De Mistura elogiou a iniciativa e desejou que o centro consiga ampliar as suas atividades no futuro.