16.1 C
Brasília
segunda-feira, 22 julho, 2024

ONU não consegue trabalhar bem, porque ‘EUA a fizeram refém’, diz porta-voz do Irã

© Sputnik / MRE russo

Sputnik – Os Estados Unidos fizeram o Conselho de Segurança das Nações Unidas “refém” e estão impedindo-o de cumprir “adequadamente” suas obrigações de manutenção de paz, inclusive no Oriente Médio, disse nesta segunda-feira (30) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani.

“As assembleias internacionais, incluindo a ONU [Organização das Nações Unidas], especialmente seu Conselho de Segurança, demonstraram que, em tempo de crise, não foram bem-sucedidas no cumprimento de sua função principal, sua responsabilidade e missão essenciais de acabar ou prevenir crises”, explicou o porta-voz da chancelaria do Irã.
“Um número significativo de países poderosos, especialmente […] os Estados Unidosfizeram o CSNU ‘refém’, impediram que ele cumprisse adequadamente sua responsabilidade principal — manutenção da paz e segurança internacional”, destacou Nasser Kanaani.
“Se a ONU tivesse desempenhado eficientemente, não tínhamos testemunhado anos de crise na Palestina e na região”, resumiu Kanaani.
Na manhã de 7 de outubro, Israel sofreu um ataque com foguetes em escala sem precedentes a partir da Faixa de Gaza, perpetrado pelo braço militar do movimento palestino Hamas. Depois disso, combatentes do grupo entraram nas zonas fronteiriças no sul de Israel.
Bombardeio das Forças de Defesa de Israel em Gaza, em 27 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023

Panorama internacional

Médico: Faixa de Gaza é forçada a realizar cirurgias sem sedação por falta de anestésicos

Por conta disso, Israel entrou em estado de guerra e os ataques aéreos foram iniciados. Em poucos dias, os militares assumiram o controle de todas as áreas povoadas perto da fronteira com Gaza e realizaram bombardeios contra alvos, incluindo civis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS