28.5 C
Brasília
quarta-feira, 11 setembro, 2024

ONU denuncia: Um milhão de palestinos detidos por Israel desde 1967

Soldados israelenses retiram detidos palestinos vendados da Faixa de Gaza em 21 de novembro de 2023.

HispanTV – Pelo menos um milhão de palestinianos nos territórios ocupados foram detidos em prisões do regime israelita desde 1967, segundo fontes das Nações Unidas.

Durante o período entre a guerra de Junho de 1967 e a Intifada Palestiniana inicial em 1988, mais de 600 mil palestinianos foram mantidos em prisões de ocupação israelita durante uma semana ou mais, de acordo com o Centro Palestiniano para os Direitos Humanos.

Da mesma forma, o regime sionista deteve 6.700 crianças palestinianas com idades entre os 12 e os 18 anos no período entre 2000 e 2009, segundo dados da secção Palestina da organização Defesa Internacional para as Crianças, citados pela agência noticiosa Shafaq News.

A situação dos prisioneiros nas prisões israelitas tem sido uma questão fundamental na causa palestiniana.

Da mesma forma, desde 7 de outubro passado, Israel prendeu pelo menos 3.200 palestinos, somando-se a mais de 8.000 cativos em centros de detenção do regime sionista, incluindo mais de 200 crianças, segundo o Clube dos Prisioneiros Palestinos.

Desde então, o exército de ocupação israelita lançou uma guerra genocida contra a população da Faixa de Gaza em vingança pelo seu fracasso face à Operação Tempestade Al-Aqsa lançada pelo Movimento de Resistência Islâmica Palestiniana (HAMAS) em resposta à intensificação dos crimes israelitas contra Palestinos.

De acordo com os últimos relatórios, os ataques indiscriminados do regime de Tel Aviv contra o enclave palestiniano sitiado deixaram pelo menos 20.031 mortos até à data, incluindo mais de 8.000 crianças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS