Nações Unidas (Prensa Latina) Desde o início da pandemia Covid-19, que ainda hoje atinge o mundo inteiro, muitos profissionais da mídia passaram por maiores restrições e desafios, disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres .
‘Peço a todos os governos que protejam os jornalistas e fortaleçam a liberdade de imprensa’, acrescentou.
Ele também alertou que, em meio à pandemia, esses profissionais às vezes são punidos simplesmente por fazerem seu trabalho.
Na verdade, Guterres já advertia, nos primeiros meses de 2020, que a mídia está sob pressão crescente nos últimos anos, e muitos jornalistas enfrentam ameaças, perseguições e ataques violentos.
Em várias ocasiões, desde o início da pandemia, o Secretário-Geral da ONU sublinhou que o trabalho dos jornalistas é fundamental para combater o perigoso surto de desinformação que está crescendo no contexto da crise de saúde.
Diante desse fenômeno, a ONU promove a campanha Verificado, a fim de neutralizar informações falsas sobre a Covid-19 e, em vez disso, divulgar dados com respaldo científico.
Na opinião do mais alto representante das Nações Unidas, o trabalho de jornalistas e profissionais da mídia é vital para ajudar a população a tomar decisões adequadas e bem informadas para combater a Covid-19.