23.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

ONG suspende trabalho na Guatemala depois de assassinato de ativista

Guatemala, 13 ago (Prensa Latina) A Associação Agrônomos e Veterinários sem Fronteiras (Avsf) confirmou a suspensão temporária de suas atividades na Guatemala depois do assassinato de seu representante, o francês Benoit Pierre Amedee María.
Em um comunicado nas redes sociais, a organização não governamental menciona que apresentarão uma denúncia aqui e outra na França sobre o crime, e que estão à espera de mais informação sobre as causas do que consideram uma tragédia.

Amedee María foi assassinado a tiros no último dia 10 de agosto em San Antonio Ilotenango, Quiché, um fato que comoveu tanto a ativistas da Associação, como às máximas autoridades deste país centro-americano e da França.

O veterinário, de 60 anos de idade, chegou no final da década de 1990 à região Ixil do Quiché, onde trabalhou nas comunidades mais afastadas de Nebaj, Chajul e Cotzal, muito impactadas pelo conflito armado interno.

Encarregava-se de formar promotores veterinários e apoiava a difusão da medicina natural por meio da diversificação de cultivos e a utilização de sementes criolas.

Além disso, defendia a conservação do meio-ambiente e era um homem muito solidário, recordaram aqueles que o conheceram e compartilharam com ele suas experiências.

Em 2017, saiu da região Ixil e dirigiu-se a Chisec, Alta Verapaz, onde desenvolvia atividades similares até seu assassinato, pois investigadores descartam o roubo como motivação, já que seus pertences estavam no veículo.

O cidadão francês foi perseguido pelo criminosos e por isso os impactos de bala estavam na parte traseira do veículo, ainda que as investigações avançam, adiantou Casimiro Hernández, Procuradora do Ministério Público no distrito de Quiché.

A embaixada da França na Guatemala e várias organizações civis e de defesa dos direitos humanos condenaram aqui o assassinato de Benoit Maria.

Líderes indígenas e humanitários se despediram nesta quarta-feira do diretor do Avsf em um pequeno funeral na cidade de Quetzaltenango.

Amanhã está previsto que transportem seu corpo a esta capital para ser repatriado à França.

Grupos humanitários pediram que se esclareça um ato que não é de simples violência; ele foi perseguido e exigimos justiça, denunciaram.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS