O conflito interno palestino entre o partido Fatah e o Hamas chegará ao fim este ano e a reconciliação acontecerá, segundo disse o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, em declaração à Sputnik nesta terça-feira (15).
“Este ano, o mundo testemunhará uma mudança na cena palestina, onde a divisão interna palestina será resolvida e a reconciliação [entre o partido Fatah e o Hamas] será finalizada”, disse Erekat.
Erekat acrescentou que o governo palestino estava trabalhando na apresentação de um projeto de resolução para o Conselho de Segurança da ONU que os assentamento ilegais na Palestina e os ataques de colonos israelenses contra palestinos desarmados.
As relações entre o Fatah e o Hamas deterioraram-se depois que o Hamas venceu as eleições parlamentares de 2006 e assumiu o controle sobre a Faixa de Gaza. Repetidas tentativas foram feitas pelas forças regionais para conseguir uma reconciliação entre as duas partes, mas todos os esforços até agora fracassaram.
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201611156834756-reconciliacao-hamas-fatah-palestina/