Havana, 15 de outubro (Prensa Latina) O jornalista cubano Jorge Legañoa Alonso foi nomeado o novo presidente da agência de notícias latino-americana Prensa Latina.
Legañoa Alonso, 43, era vice-presidente do Instituto de Informação e Comunicação Social na época de sua nomeação.
Formado em jornalismo pela Universidade de Havana em 2007, ele ocupou vários cargos, incluindo especialista em mídia e analista no Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, vice-diretor da Agência Cubana de Notícias de 2014 a 2018 e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Cubanos de 2018 a 2023.
Como profissional de comunicação, foi correspondente especial em eventos internacionais em diversos países, com destaque para as conversas entre Cuba e Estados Unidos que levaram ao restabelecimento das relações diplomáticas em 2015.
Colaborador de diversas publicações da imprensa, Legañoa Alonso combina suas atividades gerenciais e profissionais, destacando-se também como analista de relações internacionais, comentarista do Jornal Nacional de Televisão e apresentador do programa de cinema político Solo la Verdad.
Ele concluiu estudos de pós-graduação no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, em Havana, bem como administração pública e empresarial na Escola Superior de Quadros de Estado e Governo de Cuba, e um diploma em Defesa e Segurança Nacional pela Escola Superior de Defesa Nacional.
Fundada em junho de 1959, logo após o triunfo da Revolução Cubana, a Prensa Latina, com 67 anos de trabalho ininterrupto a serviço da verdade, teve como principal propósito enfrentar a narrativa hegemônica dos grandes monopólios jornalísticos e as campanhas midiáticas contra o processo liderado por Fidel Castro.
Todos os dias, a agência de notícias publica cerca de 300 materiais variados e conteúdo original de seus 39 escritórios ao redor do mundo.