20.5 C
Brasília
terça-feira, 3 dezembro, 2024

O Irã opta por criar um parque científico na Venezuela e treinar Cuba em IA

O Ministro das Comunicações do Irã, Seyed Satar Hashemi (à esquerda), e o presidente venezuelano Nicolás Maduro, Caracas, 4 de novembro de 2024.

HispanTV – O Irã opta por criar uma fábrica de fibra óptica na Venezuela e desenvolver a cooperação científica e tecnológica com Cuba.

Ao longo de sua viagem de seis dias à Venezuela e Cuba, o Ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação do Irã, Seyed Sattar Hashemi, visitou o país bolivariano na sexta-feira, 1º de novembro, à frente de uma delegação política e econômica, para analisar formas de melhorar a cooperação bilateral. cooperação em comunicações e tecnologia.

Durante a sua estadia na Venezuela, Hashemi reuniu-se com José Alejandro Terán, governador do estado de La Guaira, com quem discutiu formas de melhorar a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia.

No encontro, a empresa privada iraniana MDC assinou uma aliança estratégica com o governador de La Guaira com o objetivo de instalar uma fábrica de fibra óptica. Alejandro Terán afirmou que a fábrica gerará “novas fontes de emprego, diversificação das exportações e novos insumos tecnológicos para o país”.

O Irã prevê a criação do primeiro parque científico e tecnológico em La Guaira

Na reunião, as partes consideraram a possibilidade de criar o primeiro parque científico e tecnológico no estado de La Guaira com a cooperação do Irão. Nesse sentido, Hashemi disse que as capacidades deste parque tecnológico “transformarão o estado de La Guaira no centro de exportação dos produtos da fábrica para os países caribenhos”.

Os Ministros das Comunicações do Irão e da Venezuela discutiram a cooperação em redes e a luta contra a propagação de informações falsas no mundo.

O governador de La Guaira, por sua vez, manifestou esperança de que as partes cheguem a um acordo para criar tal centro tecnológico no país caribenho.

Irã, pronto para cooperar com Cuba em Inteligência Artificial

Cuba foi o segundo destino da viagem da delegação iraniana à América Latina. Ao chegar à ilha no domingo, 3 de novembro, o Ministro das Comunicações iraniano reuniu-se com o Vice-Primeiro Ministro de Cuba, Eduardo Martínez, a quem manifestou a vontade de Teerão de desenvolver a cooperação em diferentes áreas, particularmente em Inteligência Artificial.

Martínez, por sua vez, destacou o considerável desenvolvimento do Irão nas áreas científicas e tecnológicas, e defendeu a expansão da cooperação bilateral nas comunicações, nos serviços postais e na Inteligência Artificial. As partes assinaram um acordo de cooperação que irá fortalecer as relações entre o setor postal dos dois países.

O Ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação do Irã, Seyed Sattar Hashemi, anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com Cuba.

A delegação iraniana visitou também a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, no oeste de Cuba, onde Hashemi manifestou a disponibilidade do país persa em oferecer formação nas áreas das comunicações e tecnologia da informação, e especificamente na área da robótica e Inteligência Artificial, a Cuba.

A delegação iraniana também participou na inauguração da Feira Internacional de Havana, onde o Ministro das Comunicações se reuniu com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e destacou a vontade da República Islâmica em formar pessoal cubano na área da robótica e Inteligência Artificial. .

“Dado o foco de ambos os países no desenvolvimento da cooperação, esperam-se boas notícias para o Irão e Cuba”, disse Hashemi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS