Bogotá (Prensa Latina) O comissário de Paz da Colômbia, Otty Patiño, garantiu nesta sexta (22) que o Governo mantém as portas abertas para qualquer pessoa disposta a dialogar e chegar a acordos.
Patiño, que participa na III Assembleia Nacional pela Paz que se realiza nesta capital, referiu-se especificamente às negociações que estão a ser realizadas com o grupo armado Segunda Marquetalia, fundado por Iván Márquez.
“A verdade é que estamos avançando com um processo que começou em Caracas (Venezuela) com a assinatura com Iván Márquez e continua na Colômbia através de eventos em Tumaco (sudoeste) e agora em Puerto Asís (sul), e continuará com uma consulta com as comunidades, porque o principal nesta paz são as comunidades”, declarou Patiño à RTVC Noticias.
Em relação ao anúncio das organizações Comandos de Fronteira-Exército Bolivariano e Coordenador da Guerrilha do Pacífico de que se separariam da Segunda Marquetalia, esperava que a ruptura fosse momentânea e não permanente, mas que o importante é avançar nas questões de paz.
Comentou que esperam poder continuar a negociar com uma única organização, embora tenha salientado que manterão o diálogo com quem quiser chegar a um entendimento.
Ministros, líderes políticos, sociais e juvenis participam da III Assembleia Nacional pela Paz, na Universidade Nacional.
O evento visa promover a influência do Estado nos territórios através da promoção do trabalho, da educação e da convivência pacífica, para o qual se trabalhará em três eixos temáticos: memória histórica, transição energética e cultura de paz.
Outro dos objetivos do fórum é implementar políticas públicas que respondam às necessidades dos jovens das regiões, para que se preparem para a paz e não para a guerra.