Barrientos chegará ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em voo proveniente de Miami, e de lá será transferido para o batalhão da Polícia Militar de Peñalolén, no sudoeste da cidade de Santiago.
Segundo o advogado Nelson Caucoto, o Chile aguarda há nove anos a extradição do soldado aposentado, acusado de graves violações de direitos humanos, porém, ele chegará ao país como deportado por descumprimento das leis de imigração norte-americanas.
Lembrou que Barrientos forneceu informações falsas para entrar nos Estados Unidos, onde se casou e obteve a nacionalidade, mas quando foi descoberto, as autoridades desse país solicitaram a sua expulsão.
O Chile já havia apresentado um mandado de prisão internacional contra ele e por isso será colocado à disposição de um magistrado da república.
Depois de um caso iniciado pela viúva de Jara, Joan, e suas duas filhas, Manuela e Amanda, em 2016 um tribunal federal da Flórida considerou o repressor culpado de tortura e execução extrajudicial do cantor e compositor.
Barrientos também foi condenado a pagar a quantia de 28 milhões de dólares à família, como indenização por danos.
Enquanto isso, no Chile, o ex-militar foi processado em 2012 como autor do crime e o sistema de justiça condenou recentemente sete membros reformados do Exército pela sua responsabilidade nos crimes de sequestro e homicídio em Jara.
Para Caucoto, demandante no processo que representa a família do músico, a deportação de Barrientos permitirá concluir a última etapa pendente do julgamento.
Jara foi capturada por militares em 12 de setembro de 1973, um dia após o golpe de Estado liderado por Augusto Pinochet contra o governo de Unidade Popular do presidente Salvador Allende, e levada junto com centenas de pessoas ao Estádio Chile.
Quatro dias depois, nas proximidades do Cemitério Metropolitano, encontraram seu corpo com sinais de tortura e 44 ferimentos de bala.
Figura emblemática da Nueva Canción e um dos pilares da música latino-americana, autor de números consagrados como O Direito de Viver em Paz, Lembro-me de Você Amanda e Manifesto, sempre se caracterizou por seu forte compromisso social e político.