19.5 C
Brasília
domingo, 4 janeiro, 2026

NYT: Ataques dos EUA à Venezuela deixam pelo menos 40 mortos

“ Pelo menos 40 pessoas foram mortas no ataque dos EUA à Venezuela na madrugada de sábado, incluindo militares e civis ”, informou o  New York Times no sábado , citando um alto funcionário sob condição de anonimato.

Anteriormente, a vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez afirmou que os ataques dos EUA causaram baixas civis e militares, mas nenhum número oficial foi divulgado.

Segundo a mídia local, um civil venezuelano teria sido morto em Catia La Mar, uma área costeira de baixa renda a oeste do aeroporto de Caracas, após o ataque dos EUA. Um ataque aéreo atingiu um prédio de apartamentos de três andares e derrubou uma parede externa na madrugada de sábado, enquanto as forças americanas invadiam a cidade.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse no sábado que estava “profundamente alarmado” com a operação militar dos EUA na Venezuela.

Nas primeiras horas de sábado, diversas regiões da Venezuela, incluindo Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira, foram alvo de ataques das forças americanas. Posteriormente, as forças americanas prenderam o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, em uma operação militar.

O próprio Trump admitiu, após o ataque, que seu país governaria a Venezuela até que o que ele chamou de “transição adequada” fosse alcançada, que as empresas petrolíferas americanas ficariam encarregadas de administrar o petróleo do país sul-americano e que isso era um sinal da ressurreição da Doutrina Monroe.

O governo venezuelano, que  acionou todos os planos de defesa nacional após a agressão dos EUA , denunciou que a ofensiva não tem outro motivo senão o de se apoderar das reservas de petróleo do país, as maiores do mundo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS