© Sputnik / Yevgeny Odinokov
Os testes dos diversos elementos do novo sistema russo de defesa antiaérea S-500 estão terminando, enquanto representante de fabricante expõe detalhes.
Em entrevista à revista Oborona Rossii, Vladimir Dolbenkov, diretor-geral do Escritório de Construção de Maquinaria Especial, pertencente ao consórcio Almaz-Antei, afirmou:
“Nos interesses das Tropas de Defesa Antiaérea e Antimíssil, os especialistas da empresa desenvolveram os componentes do sistema móvel de mísseis de nova geração Triumfator-M [referência ao S-500]. Neste sentido, estão sendo completados os testes dos agregados do sistema: a plataforma de lançamento, os elementos do radar multifuncional e do radar de defesa antimíssil, o veículo da unidade de comando, bem como os veículos do radar de longo alcance.”
Ainda em junho do ano passado, o vice-premiê russo Yuri Borisov afirmou que os componentes do S-500 estavam sendo submetidos aos primeiros testes, com o lançamento de novos mísseis sem análogo no mundo.
Posteriormente, o vice-ministro da Defesa da Rússia, Aleksei Krivoruchko, disse que os testes preliminares de todo o sistema estavam planejados para 2020.
Sistema moderno
O S-500 Prometei (ou Triumfator-M) faz parte de uma nova geração de sistemas de mísseis terra-ar.
O armamento pode detectar e abater tanto mísseis balísticos e de cruzeiro, como alvos aerodinâmicos: aviões, helicópteros e outros.
O seu raio de ação atinge cerca de 600 km, podendo lidar com até 10 mísseis balísticos supersônicos ao mesmo tempo voando a uma velocidade de 7 km/s (25.200 km/h).
Ainda segundo diversas fontes, o sistema também poderá abater as ogivas de mísseis hipersônicos.
Isso torna o S-500 superior ao seu antecessor S-400 e ao concorrente americano Patriot Advanced Capability-3.