Nosso país está se preparando para o confronto com a pandemia causada pelo aparecimento do novo coronavírus, que afeta hoje mais de cem países e causou um número considerável de doentes e falecidos.
Como resultado da implementação do Plano Nacional de Prevenção e Controle desta doença, e da intensa vigilância das síndromes respiratórias, casos suspeitos foram identificados e registrados. Em 10 de março de 2020, foram identificados quatro turistas italianos com sintomas respiratórios que estavam hospedados em um albergue na cidade de Trinidad, na província de Sancti Spíritus, e que chegaram ao aeroporto internacional José Martí em Havana na segunda-feira, 9 de março, viajando no mesmo dia para Trinidad. Eles foram imediatamente admitidos no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí (IPK).
Em 11 de março de 2020, o Laboratório Nacional de Referência do IPK relatou que três dos quatro turistas isolados desde o dia 10 eram positivos para o Novo Coronavirus SARS CoV-2.
Ações de vigilância e controle epidemiológico são realizadas em pessoas identificadas como contatos, que permanecem assintomáticas.
A evolução dos três pacientes confirmados é favorável e nenhum até o momento apresenta risco de vida.