© iStock.com / Studiocasper
Sputnik- O jornal The Wall Street Journal relatou que a experiência da Noruega mostra que, aconteça o que acontecer, os vizinhos da Rússia precisam se comunicar com o país.
Apesar de muitos países terem fechado a entrada para russos, a Noruega deixa mais do que o ponto de passagem, e dá a oportunidade de as embarcações russas atracarem em seus portos, destaca o jornal.
“Esta relação mostra que qualquer que seja a situação na Ucrânia, os países que fazem fronteira com a Rússia precisam encontrar uma maneira de manter o diálogo com o país”, ressaltou.
Além disso, a mídia enfatizou que a ação norueguesa demonstra que aconteça o que acontecer na Ucrânia, é preciso encontrar uma maneira de conviver com a Rússia.
As Guardas Costeiras russa e norueguesa ainda cooperam em operações de busca e salvamento no Ártico e seus guardas fronteiriços conversam quase diariamente.
A Noruega é um dos membros da OTAN e um dos países que ajudam a Ucrânia.
De acordo com o analista político Tom Nielsen, ao mesmo tempo que a Noruega é um membro da OTAN, o país está muito próximo da Rússia e seus submarinos com mísseis balísticos, e por isso não deseja incomodar o país vizinho ou elevar a tensão na região.