25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Níger: Alemanha instala base militar em apoio à Missão da ONU no Mali

© AFP 2016/ John MACDOUGALL
Niamey – A Alemanha vai construir no Níger uma base militar em “apoio” à Missão militar da ONU que combate os jihadistas no Mali vizinho, anunciou nesta quarta-feira, o embaixador daquele país da Europa acreditado em Niamey,Bernd Von Munchow-Pohl, citado pela AFP.

Mapa geografico da Republica do Mali (divulgação)

“Com o estabelecimento de uma base militar alemã para o transporte aéreo em Niamey, em apoio à missão da Minusma no Mali, na qual o Níger participou militarmente de maneira significativa desde o início, abre-se um novo capitulo da nossa cooperação” com o Níger, declarou o embaixador Bernd Von Munchow-Pohl.
“Nos próximos dias, nós aguardamos a visita da chanceler Angela Merkel ao Níger”, precisou, numa alocução por ocasião da festa da reunificação da Alemanha.
A Alemanha, disse, “está pronta a se engajar doravante na região do Sahel” e “a assumir agora mais responsabilidade”.
“O Níger é para o efeito, para nós, um parceiro central” e “um país-chave na luta contra o terrorismo e a imigração ilegal”, proveniente da África do Oeste.
A França e os Estados Unidos já possuem bases militares no Níger, para lutar contra os Jihadistas do Sahel, nomeadamente, entre a Líbia e o Mali, dois vizinhos do Níger. Enviaram igualmente os drones em Niamey e em Agadez (norte do Níger) para supervisionar os movimentos dos jihadistas.
Segundo os peritos, o Níger, Estado do Sahel muito pobre, está em vias de tornar-se “uma base crucial” para as operações das potências ocidentais principalmente na luta contra os jihadistas.
Vários responsáveis da sociedade civil do Níger criticam esta “forte presença militar estrangeira” e acusam as autoridades “de alienar” a soberania do país.
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/9/40/Niger-Alemanha-instala-base-militar-apoio-Missao-ONU-Mali,0f9cfa31-9625-4ec1-af3d-89af3c7284c6.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS