Manágua, (Prensa Latina) Um Congresso Nacional de Mudança Climática teve inicio nesta quarta-feira (25) em Manágua, a fim de tornar pública a posição da Nicarágua ante a conferência mundial sobre o tema, que iniciará em Paris no próximo dia 30.
A coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, recordou que o evento se realizará no campus da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua, sede de Manágua.
O evento terá também outras versões em casas de altos estudos das cidades de Juigalpa, Matagalpa, Jinotepe, León, Bilwi, Bluefields e San Carlos, precisou.
Murillo qualificou-o de uma “grande transmissão de defesa do direito de nossos povos à justiça climática, à indenização em forma de cooperação incondicional para restaurar os equilíbrios que temos perdido”.
A Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP21) está convocada de 30 de novembro a 11 de dezembro próximo na comuna parisiense de Le Bourget.
O ministro Paul Oquist, que terá a seu cargo a representação da Nicarágua nessa reunião, recordou que recentemente o presidente Daniel Ortega se referiu ao tema do desajuste ou mudança climática em sua mensagem ao septuagésimo período de sessões da Assembleia Geral da ONU.
Nessa oportunidade, Ortega explicou que o mencionado fenômeno é o causante da frequência inusitada de terremotos ou erupções vulcânicas, epidemias, secas, inundações, deslizamentos de terra e outras calamidades sofridas pelos países mais pobres.
Isto é consequência do modelo de consumo desenfreado das nações mais desenvolvidas, expôs então o documento presidencial ao foro universal.
É interesse do Governo da Nicarágua de que o Acordo de Paris seja ambicioso, a fim de não superar em dois graus Celsius o aumento da temperatura média a nível global neste século, manifestou Oquist.
Também pediu que contemple financiamento, transferência de tecnologia e fortalecimento de capacidades dos países ricos às nações em vias de desenvolvimento; além de ser legalmente vinculado para todas as partes