Manágua (Prensa Latina) O Instituto Nicaraguense de Turismo, prefeitos e diferentes instituições governamentais preparam hoje o Plano Verão 2022 com mais de 2.900 propostas, após a recuperação gradual dessa indústria no país centro-americano. .
Segundo Anasha Campbell, codiretora daquela entidade estatal, em dezembro passado assistiu-se a um relançamento da atividade nesta área e reconheceu o avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19, que já atinge mais de 85 por cento dos cidadãos
O responsável destacou o turismo de natureza como um dos mais atrativos do país e informou que os países da América Central continuam a ser o principal mercado com visitas de turistas da Costa Rica, El Salvador e Honduras, seguidos pelos Estados Unidos.
As autoridades também destacam o sucesso da terceirização de serviços na Nicarágua, uma indústria com mais de uma década de crescimento constante e posicionada entre os investidores como uma das plataformas de negócios mais antigas e competitivas da região.
Segundo dados oficiais, o seu desenvolvimento favorável contribui significativamente para a economia nacional, sobretudo através da expansão das exportações e da criação de empregos e, em 2008, com a entrada das primeiras empresas, o país comercializou 15 milhões de dólares.
Hoje, depois de estabelecer mais de 45 empresas de terceirização e um investimento de US$ 100 milhões, fatura mais de US$ 245 milhões anualmente em vendas internacionais e emprega mais de 11.700 pessoas.
Os especialistas apontam como fatores de ascensão desse setor: a proximidade geográfica com os mercados do norte e sul da América Latina, estrutura de custos competitiva e qualidade do talento humano; bem como, um alcance para estados como Alemanha, México, Holanda, Canadá e Austrália.