Manágua (Prensa Latina) As autoridades nicaraguenses continuam hoje os preparativos para a realização do segundo Exercício Nacional de Proteção à Vida previsto neste ano, para fortalecer a capacidade de resposta da população ante desastres naturais.
O ministro do Sistema Nacional de Atenção, Prevenção e Mitigação de Desastres (Sinapred), Guillermo González, ratificou que dita iniciativa terá lugar em todo o país em 21 de junho e se estima que mais de um milhão e meio de pessoas participem.
Nesse sentido, declarou que com o passo dos anos o pessoal das escolas, instituições, empresas, shoppings, mercados e outros setores se somaram pouco a pouco a estes simulacros que pretendem aperfeiçoar os mecanismos de resposta rápida.
Assim, realçou os exercícios que desde o mês de abril se implementam semanalmente na cada município do país para ampliar essa preparação e acumular experiências face às principais ameaças.
Segundo o responsável pelo Sinapred, o Exercício Nacional simulará novamente situações de perigo reais como o deslave em Ometepe, o terremoto em Porto Morazán e o furacão Otto em 2016.
No início do ano, as autoridades reiteraram que em 2017 se desenvolverão quatro exercícios destas características, ao igual que em 2015 e 2016.
NicaráguaÂáencontra-se no chamado Cinto de Fogo do Pacífico, onde se concentram a maioria dos vulcões ativos do planeta e sucedem os sismos com mais assiduidade e magnitude; além de ser suscetível aos furacões e tormentas tropicais.