21.5 C
Brasília
quarta-feira, 11 setembro, 2024

Nicarágua conquistou 89 medalhas em jogos escolares na Venezuela

Manágua, 1º de dezembro (Prensa Latina) A delegação nicaragüense que participou na Venezuela dos VI Jogos Esportivos Escolares da América Central e do Caribe conquistou um total de 89 medalhas, o que hoje coloca o país em primeiro lugar no nível centro-americano.

Segundo nota oficial publicada aqui, os Pinoleros, sexto colocado na América Latina na categoria escolar, conquistaram três medalhas de ouro, nove de prata e 77 de bronze.

O diretor esportivo do Instituto Desportivo da Nicarágua, Gustavo Argüello, descreveu a melhor produtividade em medalhas obtidas pela Nicarágua no desenvolvimento desta VI convocatória para os jogos escolares.

Segundo as informações divulgadas, o país centro-americano se destacou no boxe com uma medalha de ouro, quatro de prata e seis de bronze, enquanto no xadrez conquistou uma de ouro, duas de prata e seis de bronze.

A delegação Pinolera também se destacou no taekwondo com uma medalha de ouro, no Karatê uma prata e 11 bronze, no judô uma prata e 11 bronze, além do atletismo, modalidade em que conquistou uma prata e dois bronzes.

Da mesma forma, foi importante a participação em outros esportes como levantamento de peso (23 bronzes), luta livre (15 bronzes), vôlei de salão (um bronze) e basquete 3×3 (um bronze).

Segundo Argüello, os atletas participantes neste evento expressaram a sua gratidão ao Governo Sandinista por não poupar recursos económicos para promover o desenvolvimento desportivo dos jovens.

Nesse sentido, reconheceram o sucesso do desporto na Nicarágua graças à gestão do presidente Daniel Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo, ao mesmo tempo que destacaram o progresso na construção de instalações desportivas desde 2007 até ao presente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS