22.5 C
Brasília
sábado, 14 setembro, 2024

Negociador do governo colombiano viaja a Quito para diálogo com ELN

Bogotá, (Prensa Latina) O chefe da delegação do governo da Colômbia nos diálogos de paz com o ELN, Gustavo Bell, viajará hoje a Quito para reativar as negociações com a guerrilha.

A Rádio Caracol da Colômbia divulgou a notícia que responde à decisão do presidente Juan Manuel Santos, anunciada ontem, de retomar as conversas com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Santos avaliou como positivo o gesto da força insurgente de decretar um cessar-fogo unilateral no contexto das eleições legislativas, o que cumpriu cabalmente, informou o governante.

Apesar das pressões da extrema-direita contrária às negociações com o ELN, o chefe de Estado manifestou que outra muito diferente é a opinião de numerosas organizações sociais, da Igreja e da comunidade internacional.

Ontem também se conheceu uma carta de Nicolás Rodríguez Bautista, o ‘Gabino’, comandante em chefe do ELN, assegurando que a guerrilha mantém a vocação de paz ‘como objetivo no qual é indispensável a participação da sociedade e o decidido apoio da comunidade internacional’.

‘A paz, apontou Gabino, não é um assunto exclusivo da insurgência e do governo’.

O líder guerrilheiro estimou que no longo anseio do ELN para chegar a um acordo de paz têm encontrado ‘certas classes dominantes, soberbas, arrogantes, intransigentes, interessadas somente na desmobilização e entrega de armas da insurgência’.

Vários dirigentes da guerrilha viram com satisfação o anúncio de Santos e reiteraram sua disposição em reativar o diálogo na capital equatoriana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS